Você acha relevante fazer mudanças
de forma planejada ?
Ou você ou sua organização são do tipo que se adapta 
facilmente a qualquer tipo de mudança ?
A máxima muitas vezes atribuída a Darwin " (...) sobrevive quem melhor se adapta às mudanças e não necessariamente o mais forte ou o mais inteligente (...)" pode fazer tão ou mais sentido se pudermos encarar a mudança como um processo e a planejarmos e gerirmos.
Há algumas premissas para planejar e fazer gestão de mudanças. Vamos ser bem práticos:
 
Passo 1: No mundo corporativo, se faz necessário definir quais mudanças precisam ser acompanhadas mais de perto
Deveríamos definir, por exemplo, que tipos de mudança precisam ser avaliadas com mais cuidado (por exemplo, substituição de um fornecedor chave, de uma pessoa chave, novo produto ou processo, dentre outros). Aplicar um processo de planejamento e gestão de mudança a todo e qualquer evento poderia engessar os processos organizacionais deixando a empresa lenta e burocratizada.
 
Passo 2: Definindo 'Gatilhos' que alertem preventivamente que mudanças irão ocorrer
Precisamos estabelecer um mecanismo que acione um comitê que, por sua vez, avaliará as mudanças antes de elas ocorrerem.
 
Passo 3: Definindo quem avaliará as mudanças
A abordagem multidisciplinar e multinível é chave para a análise dos impactos adversos que podem decorrer de qualquer mudança.
 
Passo 4: Fazendo as perguntas certas
Duas das perguntas chave que esta equipe deve se fazer é:  A empresa possui o conhecimento necessário para efetivar esta mudança com sucesso? Possuímos todas as competências, ou precisamos desenvolvê-las?
 
Passo 5: Definindo ações
Uma vez as perguntas certas estando respondidas, ou seja, realizada a análise de possíveis impactos ou riscos, precisamos definir ações preventivas, responsáveis e prazos.
 
Passo 6: Gerindo a mudança
Mudanças são necessárias, o universo está em constante mutação, precisamos nos adaptar, sim tudo isso é verdade. Mas tanto mais sucesso teremos se planejarmos as mudanças com conhecimento e com ações preventivas que otimizem o uso dos recursos, foquem no alvo (definindo um objetivo, um propósito), alinhamento à estratégia, e prevenindo efeitos indesejados.
 
" Seja a mudança que você quer ver no mundo."
Mahatma Gandhi
 
Rafael Mottola Rocha é palestrante, auditor e consultor organizacional.