Gestão à Vista

 

Rafael Mottola Rocha
Consultor de empresas e palestrante

 

A gestão à vista é recurso fundamental do qual precisamos nos servir para promover a comunicação interna, o desdobramento propriamente dito de objetivos e metas, das informações sobre satisfação e insatisfação de clientes externos e internos, dentre outras informações do sistema de gestão, propiciando assim o nível desejado de envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores, nos mais diversos níveis da organização para com os indicadores e respectivas metas, bem como para com os planos de ação definidos pela liderança da empresa.
No entanto, a gestão à vista é um recurso e não um fim em si mesma.
Quando pensamos em gestão à vista, não há soluções prontas ou milagrosas. A melhor forma depende de uma série de variáveis. Se a empresa optará por murais simples ou por "Ihas de Informação", se optará por andons simples ou eletrônicos com informações vindas de softwares de planejamento fino isto precisa ser avaliado para garantir a eficácia pretendida. Isto precisa ser planejado. Obviamente, trabalhando com o budget disponível.
Este é um assunto bastante sério. Quando trabalhei na Dana, por exemplo, nos servimos de um prestador de serviços para a confecção dos quadros e painéis e este nos auxiliou nos aspectos operacionais de manuseio, limpeza, e flexibilidade no uso dos painéis. Todo o planejamento dos quadros de TPM, Gargalos (cálculo do OEE) e Indicadores foi nosso. Resultado: solução sob medida e garantia de sucesso.
Se você está pensando em aprimorar sua gestão à vista e precisa de auxílio, nos contate. Se você deseja o contato deste prestador de serviços que desenvolve os displays com qualidade e valores mais acessíveis fique à vontade para solicitar o contato.
E, não esqueça: cuidado com as soluções rápidas e milagrosas. O ideal é customizar. Com especialistas.