Artigos

Seguir o Mahatma ou não, eis a questão ...

Rafael Mottola Rocha -Consultor e Palestrante 

     Em um de meus contratos como executivo empregado, certa vez o diretor geral mandou me dizer pela sua secretária que era para eu mudar minha assinatura eletrônica. Em outras palavras: eu deveria retirar uma frase que havia colocado sob minha assinatura a qual continha o logo da empresa meu nome, cargo, telefone, dentre outras informações.

     A citação era: tal qual está aqui, com esta fonte e estas cores: “Be the change you want to see in the world” – Mahatma Gandhi. E antes de imprimir, por favor pense no meio ambiente.

     Traduzindo: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

     Fiquei em estado de choque. Mas como ? Acredito no que escrevi, acredito piamente nesta frase e nos ensinamentos de Gandhi. E sou um árduo defensor do meio ambiente... E etc... Podia esbravejar, reclamar, lhe enviar um e-mail (o que de fato fiz em outra ocasião, mas isso é outra história), ficar extremamente frustrado...

     No entanto, tomei uma decisão em outro sentido: vou agir como Gandhi. Sim, nada mais original, altruista e eloqüente neste momento. E assim fiz: removi a frase. E calei-me. Sim, resistência passiva.

     Aquilo não me abalou. Lutei a cada dia para me libertar daquela organização cujos princípios já há muito não se alinhavam com os meus.

     Alcei novos vôos, busquei novos desafios e hoje como consultor e palestrante, tenho muito mas muito orgulho da frase que está sempre abaixo da minha assinatura de e-mail.

     Ouse, tente, nunca desista dos seus sonhos e das suas crenças. Agora são exatamente 23h30min e estou feliz da vida trabalhando e construindo uma empresa sólida, digna e respeitável e que sabe também que aquele diretor geral foi muito importante para a construção do que sou hoje e daquilo que queremos e também do que não queremos nos tornar.

 

(Viamão/RS, 25/06/2012)