Artigos

 

Ana Cecília Romeu
Publicitária e empresária da área de comunicação
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

 


   Campeonato de Fórmula 1 do ano de 2008, quando perguntado a qualquer piloto qual o melhor de todos os tempos, a resposta era quase unânime: Michael Schumacher, heptacampeão. Quase unânime, pois quando alguns jornalistas fizeram a mesma pergunta ao piloto inglês Jenson Button, que até  então nunca havia sido campeão, ele respondeu: "O melhor piloto da história sou eu".


   Sua fala ganhou as páginas da imprensa esportiva na época, gerou polêmica e falatório.


   Se, por um lado, poderia ser interpretada como mera arrogância de um piloto que nunca havia ganho campeonato; por outro lado, foi grande lição.


   Num processo competitivo de trabalho, se não nos crermos os melhores, não há razão para participar de tal, se o objetivo é ganhar um cargo, conseguir um serviço ou uma promoção. Mas todo candidato, assim como o piloto de Fórmula 1, tem de estar preparado para essa competição.


   Os cursos de treinamento e aperfeiçoamento são essenciais em qualquer profissão, e a experiência em trabalhos com diferentes graus de exigência e responsabilidade nos aprimora a técnica. Em designer gráfico, por exemplo, profissão hoje bem difundida, cursos de atualização, aprimoramento são indispensáveis; a pesquisa do que está sendo realizado no mundo em termos de designer, tendências, mercado e processo gráfico devem ser frequentemente visitados.


   Para quem está iniciando, procurar mesmo que pequenas colocações, mas em grandes empresas, auxilia a compreender o modus operandi do ofício e a adquirir experiência inserido em terreno fértil, mais ou menos como optar por ser segundo piloto, mas de uma equipe grande, ao invés de ser o primeiro de uma pequena equipe sem bom carro para vencer o campeonato.


   Anos de estudo, trabalho intenso, pesquisa frequente e embasamento nos clássicos em história da arte: Bauhaus, comunicação visual em empresas italianas dos anos de 1960. O que já foi a tônica, que pode servir para uma leitura retrô; ao mundo do webdesigner, que pode ser útil até mesmo para ilustrar um livro. Tudo passa pelo estudo, conhecimento, aprimoramento, observação: o que forma o bom candidato.


   Em designer gráfico, como em qualquer outra profissão num processo seletivo, tem chances quem se aplica: estudo, aperfeiçoamento e muito  trabalho. Vencer ou não, depende do contexto empresarial, da situação ou da própria honestidade do processo, mas com certeza o candidato bem preparado pode dizer na entrevista: o melhor piloto sou eu.


   No final do ano de 2009, Jenson Button sagrou-se campeão de Formula 1.