Artigos

 

Ana Cecília Romeu
Publicitária e empresária na área de comunicação
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

 

 

 

Imaginem a cena, dois homens dentro de um elevador. O homem A só fala em italiano; o homem B, somente em francês. De repente o elevador entra em pane, para totalmente. Homem A aciona o botão de emergência, mas o alarme não dispara.

   - Che cosa facciamo? - diz A.
   O homem B, sem nada entender, sacode a cabeça em negativa:
    - Je ne comprends pas! - diz assustado

   Situação semelhante ocorre todos os dias dentro das empresas, como se as pessoas falassem idiomas diferentes. Por falhas, muitas vezes graves, o público interno não se comunica, ou não se entende, o que pode prejudicar definitivamente o bom andamento do trabalho e até o nome da empresa.

   Uma boa comunicação interna compreende uma série de aspectos. Deve ser efetiva verticalmente, entre chefia e funcionários; e horizontalmente, entre funcionários ou setores.

   A comunicação interna vertical deve visar prioritariamente à padronização de procedimentos, à informação coesa passada pela direção e à consequente avaliação de resultados; a horizontal, à harmonia entre os setores: o departamento de vendas interligado ao de compras, ao de expedição, estoque, produção, distribuição, cobrança, e todos convergindo ao setor de  administração e secretariado.

   Diversos aspectos, sob forma de variáveis controláveis, podem contribuir na melhora do fluxo da comunicação interna. Um planejamento estratégico eficiente pode monitorar todo processo, diante de um prazo ou serviço específico. É fundamental para se detectarem possíveis falhas dessa comunicação: previsão e cumprimento de metas; execução; cronograma; avaliação.

   Dentro do planejamento estratégico, um caminho possível é a busca da qualificação dos funcionários com treinamento eficaz. Isso auxilia na autonomia do andamento do trabalho, uma vez delegado o poder pela chefia, e a perfeita comunicação entre departamentos. Uma avaliação contínua feita pela direção e pelas chefias de setores também é fundamental, a fim de detectar erros que podem ser revistos ao longo do processo. Estabelecer uma intranet é essencial, ferramenta fundamental de que se dispõe hoje em dia, em época de grandes redes sociais, na qual todos estão conectados, recebendo as informações que são distribuídas pela diretoria ou efetuadas entre setores, de forma praticamente instantânea. Dúvidas podem ser sanadas, questionamentos feitos e respondidos quase simultaneamente; comunicados, avisos e coordenação efetiva do serviço. Ainda em moldes convencionais, se pode utilizar quadro mural, por exemplo, para reforçar informações, como cronograma de atividades, previsão orçamentária, estatísticas.

   Uma vez detectando falhas, buscando e aprimorando soluções, e a consequente avaliação de todo processo; a tendência da melhora na comunicação interna da empresa é bem substantiva. Dessa forma, o grande desafio de falar o mesmo idioma poderá se tornar real. Se Homem A e Homem B forem dessa mesma empresa, e A perguntar: "O que fazemos?", quem sabe Homem B responderá: "Vamos pensar juntos!". E, nesse momento, estará finalmente se estabelecendo um diálogo.