Artigos

Aromatização na Empresa

Produtividade e Bem Estar nas Corporações
Aromaterapia Como Ferramenta de Endomarketing

 

Audrey Prestes Hanauer
Empresária e consultora

 

O Despertar das Emoções

Nunca o emocional contou tanto nas relações humanas, seja em família, entre amigos, no trabalho, nas empresas. Com o stress, fruto do “imediatismo” dos dias atuais, passamos a necessitar  de locais mais prazerosos e confortáveis para suportar essa carga.  Cada vez mais o mercado se volta para atender  aos anseios que o consumidor/colaborador deseja: não quer ser apenas mais um número nas estatísticas do estabelecimento; quer sentir-se um rei ou uma rainha, ser chamado pelo nome e ter total identificação com o ambiente e as pessoas à sua volta. E mais do que isso, poder encontrar no espaço frequentado elementos que lhe proporcione muito prazer.

Até pouco tempo atrás, estabilidade no emprego, respeito e o pagamento dos proventos em dia era o suficiente para satisfazer o trabalhador.

Atualmente, o estado de espírito do colaborador é o item intangível mais importante. 

O efeito sobre o estado de espírito do colaborador é o território diferenciado ideal para prover benefícios novos e atraentes.

Aromaterapia

É um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.

Osmologia: estudo dos odores e aromas. Ramo do conhecimento humano que se ocupa da compreensão do olfato e das partículas que, dispersas no meio, são captadas através de células especializadas, interpretando-as como cheiros.

Neste contexto que entra o Marketing Olfativo sob os conceitos da Aromaterapia.

A “experiência prazerosa” será associada à empresa, constituindo-se em uma poderosa ferramenta de sensação de bem estar, aumento da produtividade e atenção e retenção dos colaboradores.

O olfato é o mais antigo dos sentidos. Foi o primeiro sentido desenvolvido nos organismos monocelulares.

 “O sentido do olfato age principalmente no nível subconsciente; os nervos olfativos são diretamente ligados à parte do cérebro mais primitiva, o sistema límbico (...) Considerando o nervo olfativo uma extensão do próprio cérebro, é fácil ver que se pode chegar até ele através do nariz, a única porta de entrada para o cérebro.”

Marcel Lavabre

AROMATERAPIA – A Cura Pelos Óleos Essenciais
Respirar é a primeira e a última coisa que fazemos na vida.

Nada é mais marcante que um aroma: 

Permanece registrado para sempre em nossa memória. Basta percebermos um perfume para que lembranças aflorem e emoções sejam sentidas.

Trabalhos científicos indicam que alguns aromas desencadeiam e, principalmente, registram situações, lugares, pessoas, marcas ou empresas, estabelecendo um vínculo entre aroma e identidade de um determinado lugar, produto ou serviço.

“O olfato é o único sentido que não podemos desligar, é o sentido mais básico e direto. Respiramos aproximadamente 20.000 vezes ao dia.”

“Nosso humor melhora, em média, 40% quando somos expostos a uma fragrância agradável – particularmente quando desperta boas lembranças.”

“Merece especial atenção o efeito das fragrâncias no estado psíquico e mental do indivíduo. O poder da percepção torna-se mais claro e penetrante e há um sentimento de ter, até certo ponto, superado os próprios eventos (...) Pode-se até dizer que o problema emocional que costuma obscurecer nossa percepção é praticamente eliminado.”

Marguerite Maury
The Secret of Life and Youth

Baixe a apresentação em ppt 

 

CONCLUSÕES E RESULTADOS

  • Com a Aromatização Personalizada, a satisfação é visível nos humores dos colaboradores.
  • Além da identidade própria, a aromatização na empresa proporciona um ambiente de trabalho mais harmonioso e saudável.
  • Demonstra a preocupação da empresa quanto ao bem estar do colaborador fazendo com que ele sinta orgulho do lugar onde trabalha.
  • Com o uso do Marketing Olfativo, evitamos prejuízos e perdas de desempenho e produtividade, melhorando o ambiente de trabalho.
  • Aumento da atenção, concentração, criatividade, integração e retenção de talentos.
  • Valor agregado ao serviço e à marca.